Porquê praticar Yoga?
O Yoga é uma prática prazerosa, cheia de surpresas, que nos deixa com uma sensação de serenidade, força, poder, energia e realização, sentimentos de muito power, como eu gosto de dizer.
Por vezes, os praticantes esquecem-se porque praticam, e dedicam-se apenas à vivência destas sensações. Mas porquê parar por aqui, quando ainda existe muito mais...
Yoga é a metodologia estritamente prática que conduz ao samádhi.
Samádhi é o estado de hiperconsciência e autoconhecimento que só o Yoga proporciona.
O Samádhi é, segundo os textos Hindus, a meditação completa, a realização de dhyána(meditação*),entrando em estado de intuição linear, em que o conhecimento flui sem influência do intelecto, sob o nosso perfeito controlo, durante o tempo que desejamos que dure a prática, até atingir o estado de hiperconsciência e autoconhecimento.
*meditação, embora seja a palavra escolhida para traduzir dhyána é uma palavra mal escolhida para a tradução desta prática, já que a prática de dhyána consiste em parar de pensar, enquanto que meditar se baseia no pensamento.
A Consciência do Yôga, de nós próprios e dos seres do planeta. As técnicas e práticas do Yôga Antigo, discussões e opiniões, curiosidades, história, Tantra.
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Karma e Dharma
Desde que as filosofias e práticas orientais começaram a ficar mais na moda, ouve-se falar bastante de Karma e Dharma, nem sempre definidos da forma mais correcta, passemos então a definir:
veja também o artigo sobre Karma e mudança publicado quando nos mudámos para Lisboa, não foi fácil...
- Karma
- Lei universal de causa - consequência, como por exemplo, se você ofender um colega seu, corre o risco de ser ofendido ou agredido (isto pode ser tão grave quanto maior e violento for o seu colega), também se atirar uma pedra, esta pode acertar em alguém.
- Dharma
- Lei humana, podem ser considerados o Código Civil, Código da Estrada, etc. O Dharma pode alterar-se conforme o país e as circunstâncias, mas para a acção, existe uma reacção prevista na lei, que poderá eventualmente ser cumulativa com uma reacção do Karma.
veja também o artigo sobre Karma e mudança publicado quando nos mudámos para Lisboa, não foi fácil...
Subscrever:
Mensagens (Atom)